Quando uma empresa possui um alto nível de rotatividade, ou de turnover, como também é chamado, é necessário prestar um pouco mais de atenção às condições de trabalho, planejamento de carreira e nos benefícios para funcionários.
Quando há um grande número de contratações e demissões em um curto período de tempo, a empresa tem de lidar com o prejuízo; não é possível reter talentos, perda financeira nos custos de recrutamento e seleção, baixa produtividade e imagem danificada no mercado de trabalho, o que impede também a atração de talentos.
Segundo um estudo em conjunto da Kronos e Future Workplace, 87% dos líderes de RH confirmam que a retenção de talentos é uma das principais prioridades das empresas.
Isto porque, conseguir reter funcionários é sinônimo de produtividade e continuidade para o negócio, que tende a crescer mais facilmente com colaboradores satisfeitos e motivados.
Mas como reverter esse quadro?
A importância dos benefícios para funcionários
Atualmente, um bom salário já não é o suficiente para se manter um funcionário por um longo período de tempo. É necessário oferecer um ótimo pacote de benefícios para funcionários.
Segundo pesquisa da Insper em parceria com a Hays, apenas 20% dos candidatos estão realmente interessados no valor do salário. Enquanto para 90%, são os recursos não financeiros que os mantêm na empresa ou os fazem considerar novas ofertas de trabalho.
Funcionário satisfeito é sinônimo de produtividade. É o que diz um estudo realizado pela Universidade da Califórnia. A pesquisa identificou que um trabalhador feliz é, em média 31% mais produtivo, vende 37% a mais e é três vezes mais criativo quando comparado ao colaborador infeliz.
Portanto, conceder benefícios para funcionários traz inúmeras vantagens para a companhia; como aumento na competitividade,retenção de talentos, dentre outros, como:
- Lealdade: sabendo de seu valor para companhia e estando satisfeito, dificilmente o funcionário aceitará a proposta de outra empresa;
- Alto engajamento: com a motivação em alta, ele transmitirá o bom estado de espírito para toda a equipe, vestindo totalmente a camisa da empresa;
- Nível de estresse mais baixo: o ambiente se torna mais colaborativo e relaxado;
- Planejamento estratégico: com a continuidade e permanência dos colaboradores, é mais fácil para empresa traçar metas e estratégias para o futuro, focando mais no seu crescimento;
- Melhores resultados: felizes e satisfeitos, os colaboradores tendem a errar menos e gerarem mais resultados.
Quais benefícios posso oferecer?
É importante lembrar que existem os benefícios obrigatórios por lei, os quais o funcionário tem o direito de receber como; FGTS, 13º salário, férias remuneradas, INSS, vale-transporte, entre outros.
Dentre os benefícios para funcionários não obrigatórios que estão disponíveis no mercado, há aqueles mais tradicionais como plano de saúde, cesta básica e seguro de vida. Mas também há aqueles que têm um diferencial como vale-academia e bolsas de estudo.
Confira uma lista de benefícios que a sua empresa pode oferecer:
- Plano de saúde empresarial;
- Plano odontológico;
- Vale Cultura;
- Auxílio Creche;
- Bolsa de estudos;
- Academia;
- Dias de folga ou de Home Office.
Para saber quais são os benefícios para funcionários que mais se encaixam com seus colaboradores, envolva-os na conversa ou realize uma pesquisa de opinião. Incluí-los nessa decisão que transformará a qualidade de vida deles dentro da empresa já levantará bem o ânimo de todos.E se precisar ou tiver alguma dúvida, entre em contato conosco agora mesmo. Seja através dos comentários ou pelo nosso site. Estamos sempre prontos para te atender e ajudar a escolher o melhor plano de saúde para os funcionários da sua empresa.
Estamos à disposição!