Como escolher um plano odontológico empresarial?

Como escolher um plano odontológico empresarial?
12/04/2021

Normalmente, a maioria das pessoas só se lembra da saúde bucal quando começa a dor de dente. Infelizmente, nem todo mundo tem acesso ao dentista para realizar consultas preventivas, afinal, esse é um serviço caro, que não é acessível a todos. Por isso, as organizações que oferecem um plano odontológico empresarial são tão valorizadas no mercado.

Além de representar um benefício aos colaboradores, a decisão de contratar o serviço é também estratégica, afinal, saúde bucal no trabalho é questão de produtividade. Com acesso garantido ao dentista, os colaboradores podem cuidar da prevenção, o que melhora sua qualidade de vida. Consequentemente, faltam menos e trabalham mais motivados.

Porém, algumas dúvidas podem surgir na hora de decidir qual a melhor operadora contratar. Em meio a todas as opções do mercado é preciso estar atento a questões decisivas que causam um pouco de confusão em quem não está habituado com o assunto. Para te ajudar nessa escolha, preparamos algumas dicas simples e muito importantes.

Consulte o registro da operadora na ANS

Somente considere contratar operadoras que estejam cadastrada na Agência Nacional de Saúde (ANS). Este é o órgão regulamentador responsável pelos planos de saúde no país. Isso significa que a empresa atende a todas as normas e exigências impostas para a atividade, garantindo que o serviço será realizado dentro dos padrões mínimos.

Análise a cobertura

A ANS determina que os planos de saúde odontológicos cubram pelo menos 80 procedimentos básicos. Entre eles estão consultas, atendimento de emergência, limpeza, prevenção, tratamento de canal, radiologia e restaurações. Nesta lista, só não estão incluídos procedimentos estéticos (clareamento  e implante) e ortodônticos (aparelho dental), que necessitam de uma cobertura especial.

É importante também estar atento aos prazos de carência oferecidos pelo plano empresarial. Esse período pode variar de 24 horas para emergências, urgências e consultas a até 180 dias para procedimentos mais complexos.

Verifique a rede credenciada e a abrangência

Confira a lista de profissionais e as clínicas que atendem pelo plano, para saber se eles estão localizados na mesma região que os seus colaboradores. Não é vantajoso oferecer um plano odontológico se seus funcionários perderem muito tempo para se deslocar até o consultório. A distância é um problema, principalmente, em caso de atendimentos emergenciais. Não esqueça também de verificar se os laboratórios fazem parte dessa rede, pois são serviços essenciais para o tratamento odontológico.

Cheque as avaliações da operadora

Consulte as plataformas dos serviços de atendimento ao consumidor da sua cidade para pesquisar reclamações. Essa é uma forma de prevenir a contratação de um serviço de má qualidade. As empresas sérias, quando recebem reclamações nestes órgãos, buscam resolver o problema junto ao cliente impedindo que ele se sinta prejudicado a ponto de reclamar neste órgãos.

Busque a ajuda de um especialista

Como foi possível perceber, são muitos os fatores que devem ser considerados antes de escolher o plano odontológico odontológico empresarial ideal. O mercado tem uma infinidade de operadoras e é preciso ter muita atenção para não cair em furadas. Para garantir a decisão mais vantajosa, o melhor caminho é contar com um especialista. Esse profissional irá sentar com você e entender quais são as necessidades da sua empresa, para formatar uma proposta que esteja de acordo com os seus objetivos e expectativas. 

Na Equatorial, temos um time de consultores especializados e estamos preparados para te conduzir até a melhor solução em plano de saúde odontológico. Entre em contato com a gente e peça uma cotação!

 

Veja também: Por que investir em um plano odontológico para empresas?