Plano odontológico empresarial: tudo o que você precisa saber

Plano odontológico empresarial: tudo o que você precisa saber
17/08/2020

Quando alguém fala em plano odontológico empresarial temos a impressão que é algo complicado e burocrático, certo? Logo, imaginamos aquela papelada, atendimentos prolongados com corretores e números de protocolo. Só de pensar já cansa. 

Mas, e se você soubesse que contratar um plano é muito mais fácil do que imagina? Sem burocracia nem outros aborrecimentos. Na verdade, é bastante simples. Portanto, acompanhe o texto para desvendar tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Fortalecer a saúde bucal no trabalho é o primeiro passo

Primeiro, é importante destacar que a saúde bucal exige determinadas práticas de higiene. Entre elas, algumas que já estamos bastante habituados, como a escovação e o uso de fio dental. Embora sejam essenciais para a manutenção dos cuidados com a boca, elas não são suficientes. 

Recomenda-se a visita periódica ao consultório de um dentista. Ou seja, é importante agendar consultas mesmo quando não estamos com dor ou outros problemas. Pois, é este profissional que poderá detectar negligências com a higiene, o surgimento de cáries, tártaro ou placa, além de poder diagnosticar doenças bucais.

Por que contratar um plano odontológico empresarial?

Agora, o que significa a contratação de um plano odontológico para a sua empresa? Neste aspecto, é relevante lembrar que a produtividade de um colaborador está relacionada com a saúde dele. Por exemplo, um funcionário que não está em dia com a saúde bucal, pode precisar faltar mais vezes por conta de complicações. Da mesma forma, a motivação pode ser afetada caso a pessoa desenvolva dores na região por culpa de uma cárie que poderia facilmente ser removida. 

Além disso, colaboradores que negligenciam a higiene bucal podem acabar com o temido mau hálito, que pode ser decorrente de várias causas, entre elas a saúde dos dentes. Isso pode prejudicar o relacionamento com a equipe e com os clientes. 

Mais do que isso, o plano odontológico empresarial pode se tornar um instrumento de valorização da corporação. Agregando competitividade nas vagas ofertadas e, assim, conquistando os melhores profissionais de cada área, bem como fortalecendo a percepção positiva da marca.

Quais são os benefícios de um plano odontológico?

Mas, afinal, o que um plano odontológico empresarial oferece para os seus beneficiários? O número de procedimentos cobertos depende da opção escolhida, mas pode chegar a até mais de 200 tipos de atendimentos. Da profilaxia dentária, que é a limpeza recomendada a cada seis meses, até radiografias e cirurgias. 

Além disso, o pacote corporativo pode incluir diferenciais como a promoção de palestras nas empresas, contando com uma equipe especializada na prevenção e educação bucal. Outros serviços podem ser incluídos, como avaliações na própria empresa realizando exames admissionais e periódicos, relatórios gerenciais para mapear tratamentos e mudanças de hábitos. 

Para empresas de grande porte, um plano odontológico completo pode oferecer até mesmo um consultório dentro da estrutura corporativa. Os benefícios são vários e se adequam às necessidades de cada caso.

Além de oferecer uma estrutura completa para os colaboradores, um plano dentário é sinônimo de economia. Seja nas idas periódicas ao dentista, que podem pesar no orçamento familiar, ou nas emergências e urgências que sempre nos pegam desprevenidos, estar preparado com um plano à mão é sinal de que o paciente não terá surpresas desagradáveis quando chegar a conta. 

Afinal, já que a cobertura contém um leque variado de atendimentos, dos tratamentos às restaurações e das limpezas às extrações, o beneficiário estará amparado nas mais diversas situações.

Quais procedimentos são realizados dentro do plano?

Os planos odontológicos incluem uma lista de procedimentos mínimos determinados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Assim, todo beneficiário poderá contar com, ao menos, um conjunto que contempla atendimentos de urgência e emergência, radiologia, periodontia, odontopediatria, extração de dentes, entre outros. Agora, se o beneficiário preferir sair do plano básico para outro mais completo, o número de procedimentos poderá chegar a centenas.

Vale ressaltar que o beneficiário poderá realizar consultas dentro da cobertura apenas com os dentistas credenciados. Ou seja, antes de escolher um plano odontológico empresarial, deve-se ficar atento se ele conta com uma ampla rede de profissionais e clínicas.

Pode ser frustrante contratar um plano e descobrir que ele não oferece o que se precisa, logo uma rápida pesquisa antes de fechar a negociação garante que não haverá surpresas. Em todo caso, você pode optar também pelo acompanhamento profissional de um corretor que esclarecerá qualquer das suas dúvidas.

Plano odontológico tem carência?

Um ponto que gera bastante dúvida é a carência dos planos odontológicos, ou seja, o período que separa a contratação e o momento em que se pode realizar a primeira utilização, seja em consultas, tratamentos ou exames. 

Muitos planos mantém esta característica e demandam intervalos maiores ou menores, mas há também ótimas opções que não exigem carência nenhuma. Zero. É só contratar e começar a usar. De todo modo, é um item que pede atenção, pois se não houver ciência deste possível impedimento temporário o beneficiário pode acabar descontente. Por via das dúvidas, um plano sem carência pode ser a melhor escolha.

Saúde cada vez mais em foco no orçamento familiar

Outra questão a ser avaliada, é o crescimento do setor que indica um maior compromisso das pessoas com a saúde bucal. Analisando apenas o caso brasileiro, são mais de 20 milhões de pessoas que investem em planos odontológicos, deste número, cerca de 16 milhões, são planos empresariais, de acordo com a ANS. 

Ou seja, é cada vez maior a conscientização de que a saúde deve fazer parte do planejamento familiar. Afinal, um procedimento que poderia custar centenas de reais do orçamento, pode ser coberto por um plano que demanda a partir de R$ 20 reais mensais, por pessoa. Segundo dados da ANS, no período de 2009 até 2019 o segmento de planos odontológicos cresceu mais de 80%, sinal muito positivo para a saúde do brasileiro.

Utilizando um plano odontológico empresarial sem mistério

A utilização de planos odontológicos é bastante simples. Algumas empresas optam por incluir determinados serviços na própria estrutura corporativa, outras oferecem o plano e os funcionários beneficiados agendam as consultas e fazem os acompanhamentos por conta própria. Agendamentos podem ser realizados inclusive online e liberados no próprio consultório. 

O beneficiário pode buscar profissionais dentro de uma rede credenciada, processo facilitado por aplicativos ou sites. Por fim, ao contrário do que muitos pensam, um plano odontológico para empresas não é somente exclusivo para organizações com centenas de funcionários. Na verdade, a partir de três pessoas já é possível contratar a opção empresarial.

A contratação de um plano odontológico empresarial é descomplicada e os benefícios são para todos os envolvidos: colaboradores e empresários. Por isso, você já pensou em incluir esse benefício no seu negócio, pensando no seu time?