Saúde bucal no trabalho: por que promover esse cuidado?

Saúde bucal no trabalho: por que promover esse cuidado?
04/08/2020

Você conhece os benefícios da saúde bucal no trabalho? Para começar, a saúde está diretamente relacionada com a produtividade. Imagine um funcionário que não está se sentindo bem, vítima da fadiga e do cansaço, que podem ser sintomas de alguma enfermidade! É claro que a motivação cai lá embaixo. 

Além disso, uma pessoa com a saúde debilitada corre um risco maior de se envolver em acidentes de trabalho, bem como de precisar faltar por motivo de doença. Por tudo isso, é importante promover cuidados de saúde preventivos entre os colaboradores.

Incentivando os hábitos saudáveis e a saúde bucal no trabalho

Às vezes, parece óbvio que cuidar dos dentes é tarefa corriqueira, mas na rotina empresarial os hábitos de higiene podem ser negligenciados. Pense naquele funcionário que está na correria da empresa, passa oito ou dez horas fora de casa, leva comida para ou acaba almoçando perto do local de trabalho e faz aquele lanchinho no meio da tarde. Entre uma refeição e outra é importante cuidar da higiene bucal, mas antes que se possa realizá-la chega aquele relatório urgente ou alguma reunião pode estar para iniciar. Muitos são os motivos que podem prejudicar os hábitos saudáveis. 

Por isso, é importante incentivar que cada colaborador deixe um kit com escova, pasta e fio dental, no local de trabalho. Estimular conversas ou palestras sobre a saúde bucal é outra forma de conscientizar sobre a importância dos hábitos saudáveis. 

Afinal, uma higiene incorreta pode causar até mesmo mau hálito, em alguns casos. Sintomas que podem afetar áreas como o atendimento ao cliente, a socialização entre colegas ou o trabalho em equipe.

Efeitos da saúde bucal na produtividade coletiva e individual

Foco é uma palavra-chave para a produtividade. Agora, imagine que algum colaborador está se sentindo desconfortável, é claro que seu desempenho será prejudicado. Ninguém consegue trabalhar com dor de dente. 

Mas, a dor, é apenas um dos sintomas, o mais sensível deles. Porém, existem muitas outras questões envolvidas, já que uma higiene descuidada pode ser sintoma inclusive de problemas emocionais. Até mesmo doenças graves podem se desenvolver a partir de bactérias geradas pela negligência com a saúde bucal.

Além disso, se a empresa colocar a saúde no planejamento, os resultados são positivos tanto no mercado, através de uma percepção favorável da marca, quanto na gestão de talentos, já que o investimento na qualidade de vida dos funcionários atrai os melhores profissionais. 

Pois, com os melhores benefícios para a equipe, as vagas tornam-se cada vez mais competitivas. Portanto, contribui na solução de alguns dos maiores desafios de todo negócio: conseguir a admiração das pessoas e das organizações, ao mesmo tempo que conquista os melhores candidatos e o comprometimento de seus colaboradores.

Promover a saúde bucal agrega diversos benefícios, para a empresa e para os funcionários, desde melhorar o desempenho da equipe até o fortalecimento da imagem corporativa, incluindo a otimização da produtividade individual. Para isso, além das medidas de conscientização, outra recomendação é oferecer planos odontológicos para o time. Solução que é muito mais acessível do que parece.