O que a Unimed Curitiba oferece na urgência e emergência?

10/09/2020

Imprevistos podem acontecer a qualquer momento. Por isso, é fundamental estar preparado, especialmente quando o assunto é saúde. Se acontecer algum incidente com você ou alguém da sua família, o que fazer? Você conhece a diferença entre urgência e emergência? Entende a importância de ter estes serviços inclusos no seu plano de saúde? Se a resposta foi não a qualquer uma destas questões, fique tranquilo. Vamos explicar os pontos mais importantes deste assunto para você ter as informações necessárias e não ser pego de surpresa caso alguma situação inesperada aconteça.

Urgência x Emergência: quais são as diferenças ?

Saber a definição correta de urgência e emergência é essencial na hora de solicitar um serviço médico. Isso pode significar a diferença entre ser atendido no prazo correto, com os protocolos adequados ou atrapalhar o atendimento e, inclusive, prejudicar outras pessoas que podem estar em uma situação mais grave. A Lei n.º 9.656/98, que regulamenta os planos de saúde, define claramente as diferenças entre estas duas classificações. Apesar de semelhantes, a definição destas palavras se diferencia pelo risco de morte do paciente. Confira.

Urgência: quando uma situação é considerada de urgência refere-se a casos como acidentes pessoais, como uma fratura causada por queda, acidente de carro ou inalação de gases, ou complicações na gestação, como eclampsia, parto prematuro e diabetes gestacional. São casos muitos graves, nos quais o paciente precisa de atendimento rápido, porém, não corre risco de morte.

Emergência: são consideradas emergências situações nas quais existe risco imediato de morte ou lesões irreparáveis no paciente, como, por exemplo, um infarto do coração. São casos que exigem atendimento ou tratamento imediato, o paciente corre o risco de morte e necessita de atendimento preferencial.

A Unimed Curitiba oferece cobertura nacional, um diferencial para os beneficiários que precisarem de atendimento médico de urgência e emergência em outras cidades e estados do Brasil. A operadora também conta com uma rede credenciada com 95 laboratórios, 56 hospitais e 232 clínicas em Curitiba e região metropolitana.

Agora que você já sabe as diferenças entre urgência e emergência, vamos apresentar dois serviços prestados pela Unimed Curitiba e que estão relacionados a este tipo de atendimento.

SOS Unimed Emergência

SOS Unimed Emergência

O SOS Unimed Emergência é disponibilizado para atendimentos pré-hospitalares de urgência e emergência. Ele conta com equipes capacitadas para estes tipos de situações, amparadas por UTIs móveis que são aparelhadas com mais de 400 itens considerados essenciais para o salvamento de vidas. O serviço é prestado no local da ocorrência, de forma rápida e eficaz.

Principais diferenciais e benefícios do SOS Unimed Emergência

  • Atendimento no local para paciente em situação de urgência ou emergência
  • Se necessário, é feita a remoção do paciente para o hospital
  • Redução da morbi-mortalidade
  • Segurança e conforto para pacientes e familiares
  • Atendimento 24 horas
  • UTIs móveis modernas
  • Equipes formadas por médicos, enfermeiros e socorristas

Alguns itens que equipam as ambulâncias

  • Respirador artificial
  • Material de imobilização e entubação
  • Incubadora neonatal
  • Oxímetro de pulso
  • Cardioversor – monitor cardíaco
  • Marca-passo provisório
  • Eletrocardiograma
  • Monitor de glicose sanguínea
  • Bomba de infusão de líquidos

A cobertura do SOS Unimed Emergência inclui o município de Curitiba e as cidades Araucária e São José dos Pinhais, que fazem parte da Região Metropolitana. O produto faz parte dos planos empresariais para empresas com até 100 funcionários, sem custo adicional. Para companhias com mais de 100 colaboradores, o produto deve ser contratado à parte.

Unimed Fone

Unimed Fone

Além da assistência médica realizada com ambulâncias, o SOS Unimed Emergência conta também com o Unimed Fone. O atendimento telefônico presta orientações médicas e esclarecimento de dúvidas feitos por uma equipe de médicos de plantão 24 horas por dia, sete dias por semana. Todas as orientações seguem um protocolo de conduta médica de acordo com as normas do Conselho Federal de Medicina e do Ministério da Saúde. O Unimed Fone pode ajudar a informar os primeiros cuidados em caso de acidentes, dar suporte a pacientes crônicos, orientar e apoiar no salvamento de vidas e prestar esclarecimentos sobre medicamentos, exames e diagnósticos. Os atendimentos telefônicos são realizados pelo 0800 942 0000.

Vantagens do Unimed Fone

  • Atendimento 24 horas, 365 dias por ano
  • Ligação gratuita de telefone fixo, móvel ou público
  • Disponível em qualquer lugar do Brasil e a qualquer momento
  • Orientações médicas dadas por especialistas
  • Aconselhamento médico baseado em protocolos clínicos, desenvolvidos a partir de evidências científicas
  • Obtenção de informações de saúde, prevenção, qualidade de vida e nutrição
  • Esclarecimento de dúvidas cotidianas, como sinais e sintomas de doenças e de medicamentos já prescritos
  • Segurança, tranquilidade e atendimento personalizado
  • Serviço segue as resoluções do Conselho Federal de Medicina
  • Em mais de 60% das chamadas é possível orientar os beneficiários e evitar automedicação e a acomodação em casos caracterizados como urgência ou emergência
  • As informações são registradas no prontuário eletrônico de cada paciente e permanecem sob sigilo médico

Saiba como funciona o atendimento do Unimed Fone
Ao ligar no 0800 942 0000, o beneficiário é atendido por um profissional, que confere os dados cadastrais e transfere a ligação para um médico. Por sua vez, o médico atende o paciente com a atenção e o cuidado que a Unimed Curitiba sempre oferece e fornece as orientações necessárias.
Confira os sinais que caracterizam emergências médicas:

  • Dores no peito ou na parte superior do abdômen
  • Dificuldades para respirar
  • Fraqueza
  • Desmaios repentinos
  • Alterações na visão
  • Tossir ou vomitar sangue
  • Dificuldades para falar
  • Dores severas e repentinas
  • Comportamento não habitual, confusão ou alterações do estado mental

Saiba o que fazer antes do atendimento médico chegar

Para estar preparado caso algum imprevisto aconteça, é importante:

  • Deixar o número do atendimento médico em um local visível e de fácil acesso e avisar as pessoas mais próximas.
  • Não fazer nenhum procedimento sobre o qual você não possui conhecimento.
  • Não oferecer alimentos nem bebidas para uma vítima de acidente.
  • Procurar não mover uma vítima de acidente, queda ou que foi encontrada inconsciente se não houver riscos imediatos.
  • Seguir as orientações dadas pelo profissional do atendimento médico até que a ambulância chegue ao local.

Prevenir é a melhor solução

Para evitar passar por algum tipo de urgência ou emergência, é importante tomar alguns cuidados e ter hábitos que ajudam a diminuir este risco. Um dos fatores mais importantes para não passar por este tipo de situação é manter a saúde em dia. Confira algumas dicas para prevenir emergências médicas.

  • Mantenha hábitos de vida saudáveis. É essencial ter uma alimentação saudável, beber a quantidade necessária de água, praticar exercícios físicos regularmente e evitar vícios, como o tabagismo e o alcoolismo.
  • Trate os problemas de saúde antes que a situação se agrave.
  • Consulte seu médico regularmente e faça os exames recomendados.
  • Caso você tome medicamentos, confira com seu médico se as doses estão corretas ou precisam ser atualizadas.
  • Sempre confira a data de validade de remédios e materiais de primeiros socorros. Itens vencidos devem ser descartados, pois utilizá-los pode trazer riscos à saúde.
  • Identifique os medicamentos com o nome de quem deve tomá-los. Esta dica é importante especialmente para os idosos e quando mais de uma pessoa da mesma casa precisa se medicar.

 

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