A importância do equilíbrio emocional no trabalho e na vida pessoal

A importância do equilíbrio emocional no trabalho e na vida pessoal
05/02/2021

A pandemia da Covid-19 trouxe uma série de mudanças que afetaram tanto a vida profissional, quanto a emocional de todas as pessoas. O medo perante uma doença desconhecida, o isolamento e a adaptação ao Home Office alteraram a nossa rotina e afetaram o equilíbrio emocional.

Quem passou a trabalhar de casa teve que lidar com uma nova rotina e novos horários, além de aprender a separar o trabalho da vida pessoal de uma forma abrupta. Já os que continuaram no trabalho presencial, tiveram que encarar um transporte público lotado e a constante exposição à contaminação.

Todas essas questões aliadas ao medo e a preocupação constante, tiveram suas  consequências no equilíbrio emocional de muitos trabalhadores. Segundo a 12ª edição do Índice de Confiança da Robert Half (ICRH), 37% dos profissionais notaram piora na saúde mental e no bem-estar durante o período da quarentena no ano passado.

Como o equilíbrio emocional afeta no trabalho?

As incertezas do momento atual em que vivemos, devido ao coronavírus, são capazes de nos colocar num estresse constante e contribuir quase que diretamente com o esgotamento profissional, afetando nossa concentração e motivação durante o dia.

E após a jornada de trabalho, o cansaço toma conta e impede que momentos de lazer, descanso e em família sejam aproveitados, resultando em músculos tensos e noites mal dormidas. 

Exaustos, frustrados, sem confiança, ansiosos, depressivos e desmotivados. Essas são algumas das características emocionais que profissionais desequilibrados emocionalmente demonstram.

E tudo isso tem um reflexo catastrófico no desempenho e na produtividade dentro da empresa. E ao perceberem que não estão rendendo o suficiente ou que estão cometendo muitos erros, o colaborador fica ainda mais estressado e agora também preocupado com a sua permanência na empresa.

E toda essa bola de neve emocional não afeta somente ele. Como está sob muito estresse e constante preocupação, este funcionário pode acabar descontando em seus colegas e contaminando todo o setor. Resultando em um ambiente carregado e desmotivado.

As principais causas do desequilíbrio emocional

O desequilíbrio emocional ocorre principalmente quando se deixa levar pelos sentimentos, não pensando antes de agir ou falar.

Mas vale lembrar que as emoções são reações a situações, no entanto, quando entram em desequilíbrio, são ligadas automaticamente a partir de estímulos ou gatilhos, fazendo com que raivas e frustrações sejam descontadas em outras pessoas.

Não há como controlar o que se passa na casa do seu colaborador, mas é possível pelo menos amenizar as causas do desequilíbrio que tem como origem o ambiente de trabalho. 

São elas:

  • Pressão excessiva por resultados;
  • Alto nível de cobrança e zero tolerância a erros;
  • Falta de organização no ambiente;
  • Ausência de colaboração da equipe;
  • Excesso de responsabilidades;
  • Feedbacks que só pontuam os lados negativos.

Portanto, o equilíbrio emocional do funcionário, não depende somente dele, mas também dos líderes e do RH da empresa que precisam estar atentos ao modo como se expressam, cobram e se há de fato um trabalho de equipe no setor ou se a responsabilidade está decaindo somente sobre um profissional.

Como garantir o equilíbrio emocional dos funcionários?

Antes de procurar soluções e maneiras de ajudar os funcionários a buscarem o equilíbrio emocional, é preciso criar medidas de prevenção e identificação de problemas comportamentais. 

Para isso, é preciso que seus gestores, coordenadores e líderes aprendam a olhar de uma forma mais humana para o profissional compreendendo que ele terá dias ruins, altos e baixos e isto é normal. Mas é preciso neutralizá-lo nos dias ruins para que isso não afete outras pessoas e o andamento dos processos da empresa.

Neste momento, um gestor precisa saber dosar entre ser flexível e ser rigoroso, procurando conversar de forma tranquila e oferecer apoio.

Mas o que pode realmente dar um resultado mais significativo, de forma que seus funcionários tenham saúde no trabalho, é oferecer um bom plano de saúde e estimulá-los a cuidarem do corpo e da mente através das seguintes atividades:

  • Terapia;
  • Psicologia;
  • Psiquiatria;
  • Acupuntura;
  • Massoterapia;
  • Yoga;
  • Pilates;
  • Academia.

Você também pode pensar em oferecer um pacote de benefícios dentro da própria empresa para aliviar o estresse e a tensão de seus funcionários oferecendo sessões quick massage, ginástica laboral, salas de cochilo ou descompressão, entre outros.

Com um bom plano de saúde e esses benefícios, seus funcionários terão qualidade de vida e bem estar para que possam dar o melhor de si em tudo, tanto na vida pessoal quanto na profissional.

Funcionário feliz produz mais!

Benefícios do controle emocional no trabalho

Estar com o equilíbrio emocional em dia, afeta diretamente na qualidade de vida. Uma pessoa equilibrada possui menos chance de sofrer de ansiedade e depressão e lida melhor com  emoções e situações negativas, que podem existir tanto no trabalho, quanto na vida pessoal.

Ter um bom controle emocional também impede que o profissional se auto sabote, sinta-se incapaz ou sem confiança para tomar decisões e desenvolver suas tarefas. Assim como também permite que ele lide melhor com colegas de trabalho e situações desagradáveis, contribuindo para um ambiente empresarial mais saudável e sem mágoas.

Outros benefícios são:

Funcionários mais saudáveis

Muitas doenças emocionais refletem na saúde do nosso corpo. E ao cuidar da mente e do corpo constantemente, seus profissionais se tornarão pessoas mais saudáveis e felizes, fazendo com que as visitas ao médico diminuam significativamente.

Os momentos de lazer e de descanso com a família também se tornarão muito mais prazerosos e bem aproveitados, fazendo com que ele não odeie a segunda ou espere ansiosamente pela sexta feira.

Auxilia na tomada de decisão

Ao desenvolver o controle emocional,  tomar decisões com mais calma, racionalidade e mais assertivas torna-se algo comum no trabalho, favorecendo as negociações com clientes e na elaboração de planos estratégicos.

Melhora as relações

Uma das coisas que mais afeta a saúde no trabalho são as relações. Lidar com pessoas é sempre difícil, isso é inegável, mas o que não pode acontecer é levar as discordâncias ou desavenças para o lado pessoal; tanto no relacionamento em equipe, quanto em relação aos clientes.

E com a saúde mental em dia, manter as emoções sob controle e evitar descontar em outras pessoas, torna-se um exercício mais fácil de ser realizado, contribuindo assim para a construção de relações mais saudáveis em casa e no trabalho.

Maior concentração no trabalho

Não levar os problemas do trabalho para casa e vice-versa torna-se uma realidade e permite que o funcionário mantenha-se concentrado nas suas tarefas diárias, contribuindo para a diminuição de erros.

Melhora o relacionamento com a empresa

Ciente de que a empresa o valoriza, pagando um bom plano de saúde e estimulando-o a cuidar da mente e do corpo, o funcionário começa a enxergar a empresa como aliada e desenvolve o sentimento de “dívida”, aumentando sua motivação e melhorando seu desempenho.

Adaptabilidade

Pessoas com inteligência emocional não fraquejam facilmente diante do primeiro sinal de dificuldade e saem bem de qualquer situação de crise. Isso conta muito tanto para a vida empresarial, quanto para a vida pessoal.

E o que permite que elas sejam assim, é a habilidade de se adaptar às diversas situações e pessoas, que as levam a enxergar exatamente o que tem de ser feito e como deve ser feito.

Elas sabem exatamente como falar com aquele cliente ou parente difícil, como contornar uma situação que deu errado e como resolver conflitos, contribuindo para um ótimo ambiente familiar e empresarial.

Tempo bem dividido

Nada de pular férias ou dias de descanso e nem fazer muitas horas extras. Um profissional equilibrado reconhece os seus limites e não se força além do que é capaz, dividindo bem o tempo entre o pessoal e o profissional para que a balança não pese para qualquer um dos lados.

Precisa de ajuda para manter o equilíbrio emocional no trabalho e na vida pessoal e acredita que o plano de saúde pode ajudar? Entre em contato conosco!

A Equatorial Solução em Saúde possui ampla experiência no mercado e disponibiliza uma equipe especializada para solucionar suas dúvidas e oferecer o plano de saúde que mais se adequa às suas necessidades e às de seus funcionários. 

Estamos esperando por você.

Leia também: Como um planejamento profissional pode ajudar na carreira