Plano de saúde empresarial: se estiver insatisfeito, troque!

Plano de saúde empresarial: se estiver insatisfeito, troque!
04/06/2020

Plano de saúde empresarial vale a pena? Atualmente, a legislação favorece o beneficiário, considerando que ele deve estar bem cuidado. O processo de portabilidade é fácil e assegura isenção total de carências.

Cuidar da qualidade de vida, da saúde e bem-estar dos colaboradores garante a otimização de performance e benefícios à empresa e ao colaborador. Não é novidade que a pandemia fez com que a população mundial começasse a rever uma série de perspectivas dadas como certas. Se alguns pontos de vista foram alterados, outros foram reforçados. A importância de acesso a serviços de saúde de qualidade foi uma das ideias postas em evidência: a procura pela adesão a planos de saúde disparou no Brasil, de acordo com a ANS. Em março, foram incluídos 111.860 novos beneficiários, isso em comparação a fevereiro. Se contratações individuais sofreram uma desaceleração, as referentes a planos de saúde empresariais foram quatro vezes maiores: 100.691. 

Neste cenário, a qualidade da rede credenciada, disponibilidade para atendimento e benefícios como o SOS 24 Horas para atendimentos emergenciais, são colocados na ponta do lápis. Afinal, o empresário precisa garantir que sua equipe não fique sem suporte em momentos de necessidade – que, infelizmente, se tornaram ainda mais frequentes com a chegada da Covid-19. E, se for o caso, a opção pela portabilidade pode ser uma excelente alternativa. 

Entretanto, pode ser que algumas dúvidas surjam pelo caminho, especialmente para aqueles que ainda não tiveram contato com os diferenciais que um plano de saúde empresarial de qualidade traz a todo o público envolvido. Redução de custos visíveis e invisíveis, retenção de talentos e funcionários com maior disposição são apenas algumas dos resultados gerados por um suporte personalizado.

Confira, a seguir, o que pode melhorar na sua empresa a partir do momento em que você adquire esse benefício. Antes, que tal entender as diferenças entre as contratações individuais e coletivas? Logo depois, aproveite para saber como realizar a sua contração ou portabilidade.

Plano de saúde empresarial X Plano de saúde individual

Essencialmente, a diferença principal entre contratos empresariais e individuais diz respeito ao contratante. Se no individual o titular responsável pela aquisição dos serviços é uma pessoa física, no caso do plano empresarial, a pessoa jurídica é que está por trás do contrato. Contudo, essa é somente a característica básica de diferenciação. Isso porque, no caso de contratações coletivas, existem benefícios concedidos dependendo da quantidade de beneficiários incluídos pela empresa – sendo o valor de investimento um dos mais destacados.

No caso do plano individual, cabe ao beneficiário procurar pela operadora e definir o plano que mais se adequa às suas necessidades. A adesão é livre, e o cliente deve passar pelo período de carência estipulado contratualmente. Rescisões podem ser realizadas em caso de fraude ou falta de pagamento, sendo que coberturas seguem as orientações do rol de procedimentos, além, é claro, das limitações contratuais. A cobrança, neste caso, é feita diretamente ao consumidor pela operadora do plano.

Quando se fala em plano empresarial, existem algumas exigências um pouco mais abrangentes. É necessário, por exemplo, vínculo com pessoa jurídica por relação empregatícia ou estatutária. Dependendo da operadora, mesmo familiares podem fazer parte do quadro da empresa. Toda a carência é dispensada para aqueles que, no momento da contratação, incluírem 30 ou mais pessoas – assim como a beneficiários que ingressem em até 30 dias após a assinatura de contrato.

Mais saúde para todo mundo

Preocupações financeiras e performance estão diretamente ligadas no ambiente de trabalho. Isso é o que mostrou um estudo do Center for Retirement Research at Boston College, elencando como consequências dessa frustração altas taxas de absenteísmo, perda de produtividade e custos elevados com tratamentos médicos.

Na pesquisa, foi constatado um aumento de 34% de faltas e atrasos decorrentes de estresse. Colaboradores que enfrentam essa condição tendem a perder até 3,5 dias de trabalho por ano – afetando metas de produção e prejudicando o desempenho de outros, devido à sobrecarga gerada aos colegas. Além disso, um levantamento realizado pelo PricewaterhouseCoopers Employee Wellness indica que metade dos empregados se distraem por pelo menos três horas por semana com preocupações pessoais relacionadas a finanças. Mesmo presentes, membros da equipe, neste caso, não atuam em sua capacidade máxima.

Agora, falando especificamente de saúde. De acordo com a American Psychological Association. 1 a cada 5 pessoas tende a “pular” visitas médicas para economizar – o que acarreta problemas mais sérios, como doenças cardíacas, enxaquecas, obesidade e envelhecimento acelerado. Logo, tudo tende a piorar tanto para o colaborador quanto para a empresa. O empregado arcará com custos ainda mais elevados para se tratar e a companhia que terá de lidar com falta de profissionais no dia a dia.

Com tudo isso exposto, já está bem claro: investir em um plano de saúde empresarial garante benefícios tanto a você quanto à sua equipe. Contar com ampla rede credenciada, especialidades diversas e valores adequados à realidade do contratante são vantagens de soluções do tipo, uma vez que é possível, inclusive, optar pela coparticipação, na qual empresa e empregado dividem o investimento – garantindo economia para ambos os lados e o bem-estar físico e psicológico de todos os envolvidos.

Tendo à disposição um plano de saúde empresarial personalizado, colaboradores se preocupam menos com a vida financeira, eliminam esse fator de estresse do cotidiano e produzem com máxima eficiência. Os resultados da equipe serão os melhores possíveis. E mais: tratamentos necessários não serão postergados, otimizando o tempo de recuperação e, consequentemente, a retenção de talentos.

Como contratar um plano de saúde empresarial?

Independentemente do tamanho do seu negócio, encontrar um plano de saúde empresarial personalizado exige poucos passos. A Equatorial Soluções em Saúde traz todas as informações de que você precisa. Confira outra matéria a respeito do assunto:

Se ainda restar alguma dúvida, não deixe de entrar em contato conosco para saber o que podemos oferecer para a sua equipe. Com planos Unimed Curitiba, você tem acesso a mais de 4.500 médicos, 95 laboratórios (sendo 20 próprios), 56 hospitais e 232 clínicas. Além disso, a operadora recebeu nota máxima no IDSS, o melhor desempenho dos últimos 11 anos. Das 1.012 operadores ativas em 2018, 1.001 cumpriram os requisitos para serem avaliados pelo programa e tiveram seu IDSS calculado. Porém, somente 869 operadoras atenderam aos requisitos normativos para a divulgação de suas notas finais à sociedade. Como a Unimed Curitiba alcançou a nota máxima, sua pontuação foi bem superior à média geral do Setor de Saúde Suplementar, que foi 0,7691.

Facilidade na liberação de exames e procedimentos em Curitiba e Região Metropolitana com preço acessível. Conheça as condições especiais que só uma empresa com sólida experiência pode oferecer.

Categorias: Plano de saúde empresarial

Tags: